Secretaria de Saúde adere a campanha de prevenção ao câncer de intestino
Brusque
A campanha Março Azul Marinho, que tenta chamar atenção para a prevenção do câncer colorretal, ou de intestino, é realizada no terceiro mês do ano. Além de ações para os cuidados preventivos da doença, os espaços públicos recebem a cor da campanha. Em Brusque, a ponte estaiada, um dos cartões postais da cidade, localizada no Centro, está iluminada com a cor azul.
O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, afirma que essa ação é em apoio a campanha da Sociedade Brasileira e Catarinense de Gastroenterologista. “Lembramos que as pessoas acima de 50 anos, façam seus exames. Procurem um médico, tirem suas dúvidas, e façam a prevenção. A Secretaria está junto nessa campanha”.
Osvaldo reforça que em caso de qualquer sintoma a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sua região e realizar a consulta. “A porta de entrada para atendimento, via SUS, são Unidades Básicas. Nossas equipes estão preparadas para acolher e fazer o encaminhamento necessário. O importante é se prevenir”.
Sintomas
- Presença de sangue nas fezes;
- Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração;
- Alteração no ritmo intestinal de início recente (quando um indivíduo, que tinha o funcionamento intestinal normal, passa a ter diarreia ou constipação);
- Emagrecimento rápido e não intencional;
- Anemia, cansaço e fraqueza.
Os comportamentos/fatores de risco para o câncer colorretal são:
- Fumar;
- Consumir bebidas alcoólicas;
- Ter sobrepeso ou obesidade;
- Consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles
que a cada 100g fornecem 225-275Kcal) e carnes vermelhas;
- Consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco;
- Consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e ser sedentário.